Seleção da República da Irlanda para a Copa do Mundo Feminina de 2023: convocação preliminar anunciada
A seleção da República da Irlanda para a Copa do Mundo Feminina de 2023 será a primeira equipe da República da Irlanda a participar de uma Copa do Mundo Feminina.
A Irlanda alcançou esse feito graças à vitória por 1 a 0 sobre a Escócia na final do play-off por uma das últimas vagas da UEFA no torneio.
A República da Irlanda demonstrou sua disposição para competir no torneio por meio de duas partidas disputadas contra o atual detentor da Copa do Mundo, os Estados Unidos. A Irlanda perdeu as duas partidas, mas causou problemas aos americanos, com a treinadora Vera Pauw conseguindo tirar muitos pontos positivos dos jogos.
Um aspecto positivo foi a recente contratação do zagueiro Aoife Mannion, do Manchester United. Mannion já havia representado a Inglaterra nas categorias de base, mas, após duas lesões no LCA, nunca havia aparecido na seleção principal, então mudou sua elegibilidade. Ela é uma zagueira central muito talentosa que será uma adição importante à seleção da República da Irlanda – embora uma lesão no joelho no final da temporada signifique que ela não será destaque na seleção preliminar e será monitorada antes da seleção final.
Katie McCabe também terá um papel importante a desempenhar pela Irlanda na Copa do Mundo. McCabe é a jogadora de maior destaque, com mais de 150 partidas pelo Arsenal em seu nome. Ela é conhecida por marcar gols espetaculares, muitas vezes permitindo que seus times criem algo do nada.
Um impulso é o retorno de Leanne Kiernan. Kiernan, de 24 anos, teve uma temporada impressionante no Campeonato Feminino no ano passado, com muitos ansiosos para ver como ela se adaptou à WSL, até que contraiu uma lesão no tornozelo no jogo de abertura do Liverpool contra o Chelsea. Depois de passar por uma cirurgia, Kiernan agora está de volta à luta.
A escolha de Sinead Farrelly para a Copa do Mundo deve ser uma das histórias do torneio. Farrelly inicialmente se aposentou do futebol em 2016, em parte devido ao abuso que mais tarde revelou ter sofrido do desgraçado técnico Paul Riley. No entanto, ela voltou a jogar pelo NY / NJ Gotham e recebeu sua primeira internacionalização sênior (tendo originalmente jogado pelos EUA nas categorias de base) em abril.
A Irlanda está no Grupo B da Copa do Mundo com Austrália, Nigéria e Canadá, seu primeiro jogo na Copa do Mundo é contra a Costa Rica em 21 de julho e abaixo está sua equipe provisória de 31 jogadores, antes de anunciar sua última convocação para a Copa do Mundo em 9 de julho.
Seleção da República da Irlanda para a Copa do Mundo Feminina de 2023
Seleção da República da Irlanda para a Copa do Mundo Feminina de 2023: Seleção preliminar
- GK: Courtney Brosnan (Everton)
- GK: Grace Moloney (Leitura)
- GK: Megan Walsh (Brighton)
- GK: Sophie Whitehouse (Lewes)
- DF: Áine O’Gorman (Shamrock Rovers)
- DF: Niamh Fahey (Liverpool)
- DF: Louise Quinn (Birmingham City)
- DF: Diane Caldwell (Leitura)
- DF: Megan Campbell (Liverpool)
- DF: Harriet Scott (Birmingham City)
- DF: Claire O’Riordan (Celta)
- DF: Chloe Mustaki (Bristol City)
- DF: Hayley Nolan (London City Lionesses)
- DF: Tara O’Hanlon (Peamount United)
- MF: Denise O’Sullivan (Coragem da Carolina do Norte)
- MF: Katie McCabe (Arsenal)
- MF: Ruesha Littlejohn (Aston Villa)
- MF: Megan Connolly (Brighton)
- MF: Ciara Grant (Corações)
- MF: Jamie Finn (Birmingham City)
- MF: Lucy Quinn (Birmingham City)
- MF: Roma McLaughlin (Fortuna Hjørring)
- MF: Lily Agg (London City Lionesses)
- MF: Sinead Farrelly (NY/NJ Gotham)
- FW: Amber Barratt (Turbine Potsdam)
- FW: Heather Payne (Estado da Flórida)
- FW: Leanne Kiernan (Liverpool)
- FW: Kyra Carusa (London City Lionesses)
- FW: Abbie Larkin (Shamrock Rovers)
- FW: Saoirse Noonan (Durham)
- FW: Marissa Sheva (Washington Spirit)
Treinador da República da Irlanda
Quem é o técnico da República da Irlanda?
Vera Pauw foi nomeada treinadora principal da seleção feminina da República da Irlanda em 2019, tendo treinado várias seleções internacionais, incluindo Escócia, Holanda e África do Sul. O técnico holandês se tornou o primeiro técnico a liderar a República da Irlanda em um torneio internacional após a qualificação para a Copa do Mundo. No entanto, Pauw gerou polêmica por ter sido acusada de controlar os hábitos alimentares de seus jogadores enquanto estava no comando do Houston Dash. Como resultado, ela está atualmente proibida de treinar na NWSL.
Quando será anunciado o elenco final da República da Irlanda?
A República da Irlanda deve jogar dois amistosos contra Zâmbia e França em 22 de junho e 6 de julho, antes de confirmar sua última convocação para a Copa do Mundo em 9 de julho.
Quantos jogadores a República da Irlanda pode levar para a Copa do Mundo de 2023?
Vera Pauw certamente parece ter muitas opções em mãos, tendo levado 28 jogadores para os Estados Unidos na última pausa internacional. No entanto, ela será forçada a reduzir o elenco para apenas 23 jogadores para a Copa do Mundo.