Seleção do Canadá para a Copa do Mundo Feminina de 2023: equipe preliminar anunciada
A seleção do Canadá para a Copa do Mundo Feminina de 2023 usará muito do mesmo núcleo de jogadoras que foram fundamentais para o sucesso do Canadá nos últimos anos. Eles saíram da última Copa do Mundo nas oitavas de final, mas a medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio em 2020 foi a maior vitória que o time já teve.
Desde então, eles tiveram uma série de resultados mistos, com alguns preocupados com a habilidade de ataque do técnico Bev Priestman. Eles venceram apenas uma das últimas cinco partidas, marcando apenas duas vezes nesse período.
A derrota mais recente foi contra a França. Dois gols de Grace Geyoro e Lea LeGarrec significaram que, apesar de Jordyn Huitema ter marcado para o Canadá, eles estavam condenados a mais uma derrota.
É importante contextualizar esses resultados com alguns dos problemas fora de campo que o Canadá enfrentou.
Os jogadores queriam entrar em greve por causa do apoio que recebiam da federação, apenas jogando partidas em fevereiro, quando a federação ameaçou processar. Embora eles tenham chegado a um acordo, uma nuvem continua pairando sobre a equipe.
Grande parte do sucesso do Canadá nos últimos anos veio de um conjunto de jogadores muito experientes. Christine Sinclair tem mais de 300 internacionalizações e marcou mais gols internacionalmente do que qualquer outra pessoa. A meio-campista Sophie Schmidt tem mais de 200 internacionalizações, enquanto a zagueira Ashley Lawrence e a meio-campista Jessie Fleming têm mais de 100 partidas cada.
O Canadá foi afetado por lesões na preparação para esta Copa do Mundo. A atacante Janine Beckie anunciou que havia rompido o ligamento cruzado anterior, enquanto Nichelle Prince rompeu o tendão de Aquiles jogando pelo Canadá em novembro, e nenhum dos dois estará presente neste verão. Também houve tempo para Kadeisha Buchanan com um problema nos ligamentos do tornozelo e Shelina Zadorsky com doença.
Existem alguns jovens jogadores empolgantes chegando para ajudar a aumentar as classificações do Canadá. Jayde Riviere, 22 anos, assinou pelo Manchester United em janeiro, apesar de ainda se recuperar de uma lesão, mas ela voltou à seleção durante esta última pausa internacional. Deanne Rose, do Reading, também é um jogador que perdeu a maior parte da temporada, mas faz parte do time.
O desenvolvimento de Cloé Lacasse também foi emocionante de se ver. Nunca tendo sido internacional pelo Canadá, ela se inscreveu para representar a Islândia em 2019, onde tinha cidadania, mas teve seu pedido recusado pela FIFA. No entanto, um par impressionante de temporadas com o Benfica a levou a somar 19 internacionalizações pelo Canadá, e ela espera chegar à seleção final da Copa do Mundo após sua escolha para a equipe preliminar.
O Canadá está no Grupo B da Copa do Mundo com Austrália, Irlanda e Nigéria, seu primeiro jogo na Copa do Mundo é contra a Nigéria em 21 de julho e abaixo está sua equipe provisória de 25 jogadores, antes de anunciar sua última convocação para a Copa do Mundo em 9 de julho.
Seleção do Canadá para a Copa do Mundo Feminina de 2023
Seleção do Canadá para a Copa do Mundo Feminina de 2023: Seleção preliminar
- GK: Sabrina D’Angelo (Arsenal)
- GK: Lysianne Proulx (Torrensee)
- GK: Kailen Sheridan (San Diego Wave)
- Def: Kdeisha Buchana (Chelsea)
- DF: Allysha Chapman (Houston Dash)
- DF: Vanessa Gilles (Lyon)
- DF: Ashley Lawrence (Paris Saint-Germain)
- DF: Jayde Rivière (Manchester United)
- DF: Jade Rose (Harvard Crimson)
- Defensor: Shelina Zadorsky (Tottenham)
- MF: Marie-Yasmine Alidou (Famalicão)
- MF: Simi Soujo (Trojans USC)
- MF: Jessie Fleming (Chelsea)
- MF: Júlia Grosso (Juventus)
- MF: Quinn (OL Reign)
- MF: Sophie Schmidt (Houston Dash)
- MF: Desiree Scott (Kansas City Current)
- FW: Jordyn Huitema (OL Reign)
- AV: Cloe Lacasse (Benfica)
- FW: Clarissa Larisey (BK Häcken)
- FW: Adriana Leon (Portland Thorns)
- FW: Nichelle Prince (Houston Dash)
- FW: Deanne Rose (Leitura)
- FW: Christine Sinclair (Portland Thorns)
- FW: Evelyn Viens (Kristianstads)
Gerente do Canadá
Quem é o técnico do Canadá?
Para a Copa do Mundo de 2019, Bev Priestman se tornou a assistente técnica de Phil Neville quando a Inglaterra chegou às semifinais. No entanto, Priestman logo recebeu o chamado para se tornar o técnico principal do Canadá e os levou à medalha de ouro olímpica ao vencer a Suécia nos pênaltis na final.
Seu tempo no comando não foi isento de críticas, mas devido ao seu recorde em torneios com a Inglaterra e o Canadá, Priestman espera mostrar exatamente por que ela foi indicada em sua primeira Copa do Mundo como treinadora principal.
Quando a seleção do Canadá será anunciada?
A seleção final do Canadá para a Copa do Mundo de 2023 será confirmada até 9 de julho.
Quantos jogadores o Canadá pode levar para a Copa do Mundo de 2023?
O Canadá poderá levar apenas 23 jogadores para a Copa do Mundo. A FIFA rejeitou pedidos de vários países para aumentar o tamanho do time para 26, apesar de ter feito isso para a Copa do Mundo masculina em 2022.