Só um estado brasileiro pode ser considerado alfabetizado ao fim do segundo ano do fundamental, diz MEC

Só um estado brasileiro pode ser considerado alfabetizado ao fim do segundo ano do fundamental, diz MEC

A pesquisa Alfabetiza Brasil, elaborada pelo Ministério da Educação (MEC), constatou que, das 27 unidades da federação, apenas Santa Catarina alcançou o nível mínimo de alfabetização do 2º ano do fundamental estabelecido pelo governo no final de maio.

A média do estado da região Sul foi de 751,74, menos de 9 pontos acima da média determinada de 743 no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O segundo lugar pertence ao Distrito Federal, com 738,09 pontos.

O Alfabetiza Brasil estabeleceu os parâmetros necessários para considerar uma criança como alfabetizada a partir de consultas feitas com professores da educação básica de todo o país. São eles:

  • Capacidade de ler pequenos textos, formados por períodos curtos e localizar informações na superfície textual;
  • conseguir produzir inferências básicas com base na articulação entre texto verbal e não verbal, como em tirinhas e histórias em quadrinhos;
  • escrever textos que circulam na vida cotidiana para fins de comunicação simples, como convites e lembretes, mesmo que com desvios ortográficos.

Um levantamento do MEC aponta que 56,4% das crianças terminaram o 2º ano do ensino fundamental em 2021 não alfabetizadas. A quantidade é maior do que no ano anterior, quando 39,7% dos estudantes concluíram o período sem condições básicas de leitura e escrita.

Para Olavo Nogueira Filho, diretor-executivo do Todos Pela Educação, uma clareza maior na classificação de alfabetização é importante por garantir ações mais precisas e consistentes em todas as esferas. “O que o novo anúncio mostra para quem não sabia é que o Brasil tem diante de si uma tenebrosa fotografia no que diz respeito à alfabetização das crianças, quadro esse fortemente agravado pela pandemia (da Covid-19)”, afirma.

Para o especialista, a atual situação da alfabetização brasileira é um “cenário de calamidade pública”. Ele acredita que tal panorama exige envolvimento direto do presidente Lula e demonstração clara de que o Governo irá tomar providências.

Nesta segunda-feira, 12, o governo lançou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que tem como objetivo garantir que todas as crianças estejam totalmente alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental. “Estamos dando fim ao descaso e às disputas menores para nos concentrarmos no que realmente importa: as nossas crianças que precisam, mais do que nunca, de adultos que lhes deem as mãos e a garantida proteção”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante o evento no Palácio do Planalto.

Classificação

Santa Catarina teve a maior pontuação do 2º ano do fundamental no Saeb com 751,74 pontos. O Distrito Federal está em segundo lugar, com 738,09. A terceira posição é do estado de São Paulo, com 735,72, seguido pelo Ceará, estado do ministro da Educação, com 734,04 pontos. Tocantins, Acre e Amapá tiveram as piores notas entre os Estados.

Classificando por região do Brasil, o Norte teve a nota mais baixa, com uma média de 705,24 pontos. O Sul do país teve a maior nota, alcançando 735,48, mas vale notar que essa nota ainda está abaixo do mínimo estabelecido pelo MEC para alfabetização dessa idade.

1º – Santa Catarina – 751,74
2º – DF – 738,09
3º – São Paulo – 735,72
4º – Ceará – 734,04
5º – Espírito Santo – 733,04
6º – Paraná – 730,65
7º – Goiás – 729,43
8º – Minas Gerais – 726,61
9º – Paraíba – 725,63
10º – Rio de Janeiro – 724,57
11º – Rio Grande do Sul – 724,04
12º – Mato Grosso do Sul – 722,31
13º – Piauí – 720,86
14º – Pernambuco – 719,84
15º – Pará – 718,17
16º – Bahia – 714,97
17º – Alagoas – 713,57
18º – Amazonas – 713,45
19º – Rio Grande do Norte – 710,56
20º – Rondônia – 709,79
21º – Maranhão – 708,93
22 – Mato Grosso – 706,84
23º – Roraima – 706,65
24º – Sergipe – 704,35
25º – Tocantins – 698,95
26 – Acre – 695,32
27º – Amapá – 694,34

O Saeb

O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um conjunto de avaliações externas em larga escala que reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, permitindo um diagnóstico da educação básica brasileira.

A pesquisa é realizada a cada dois anos. Participam alunos do 2º, 5º, 9º ano e dos três anos do Ensino Médio.

O resultado do Saeb é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro, e a diminuição da média, comparada com a edição anterior, é um recorte do efeito da pandemia na educação. Em 2021, foram avaliadas 72 mil escolas públicas e privadas brasileiras, com aproximadamente 5,3 milhões de estudantes.

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