Sonambulismo e insônia: qual é a conexão?
9 de maio de 2023 – Existe uma ligação entre o sonambulismo e a insônia do distúrbio do sono?
Sonambulismo, também chamado de sonambulismoafeta aproximadamente 4% da população dos EUA regularmente – embora muito mais pessoas possam não estar cientes de que o fazem. (O sonambulismo é classificado como parassonia, ou comportamento anormal enquanto você está dormindo.)
O sonambulismo pode acontecer quando você é brevemente despertado por sono sem movimento rápido dos olhosque é um estágio profundamente repousante que ajuda a restaurar os tecidos do corpo e a reparar funções corporais importantes.
“O estágio de movimento ocular não rápido é aproximadamente 80% do sono em adultos”, disse Kenneth Lee, MD, professor assistente de neurologia e medicina do sono e diretor médico clínico do UChicago Medicine Sleep Center. “De um modo geral, o sonambulismo ocorre quando você não está mais totalmente adormecido, mas também não totalmente acordado – você está em um limbo entre os dois estados. Além disso, coisas que aumentam o número de vezes que seu cérebro acorda colocam você em risco de episódios de sonambulismo, se você for propenso a eles, incluindo apneia do sono e movimentos das pernas”.
Se você for sonâmbulo, isso geralmente acontece durante o primeiro terço da noite e você não será capaz de pensar, planejar ou agir adequadamente. Você não saberá onde está. Mesmo que você esteja se movendo em um estado de sonho, você não será capaz de se lembrar de nenhum sonho que realmente tenha durante o sonambulismo.
Muitos médicos acreditam que a falta de sono é uma das principais causas do sonambulismo. Se você tem insônia, é difícil para o cérebro e o corpo passar entre os estágios do sono; quando você consegue dormir, você pode não dormir profundamente o suficiente e seu cérebro pode ser “enganado” pensando que seu corpo deveria estar ativo.
Mas qual é a ligação exata entre insônia e sonambulismo? Você pode treinar seu cérebro para um padrão de sono reparador? Aqui está o que saber.
Quais são os fatores de risco para sonambulismo?
As crianças são mais propensas a serem sonâmbulas, porque à medida que envelhece, você tem menos sono de movimento ocular não rápido. Mas o sonambulismo às vezes pode continuar na idade adulta, disse Reza Radmand, DMD, diplomado pelo American Board of Dental Sleep Medicine e membro da American Academy of Oral Medicine.
“O sonambulismo de início adulto é raro e geralmente está associado a certos medicamentos, como benzodiazepínicos e antidepressivos. O trauma psicológico também pode ser um fator contribuinte para episódios de sonambulismo”, disse Radmand, que também é professor e colaborador de pesquisa em medicina do sono no Brigham and Women’s Hospital em Boston e na Harvard Medical School.
Sonambulismo pode correr em famílias, especialmente se um de seus pais o fez. Outros fatores de risco potenciais incluem:
- Beber álcool
- Ter doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)
- com febre
- Estar estressado
- Ter um distúrbio convulsivo
“Nosso estado mental também tem impacto na qualidade do sono”, disse Jordan Standlee, MD, neurologista da University of Michigan Health e professor assistente clínico de neurologia na University of Michigan Medical School em Ann Arbor.
“Durante os períodos de alto estresse situacional, nossos cérebros têm um sinal de luta ou fuga mais ativo, e isso geralmente se transfere para o período de sono, onde nossos cérebros têm mais dificuldade em alcançar um sono profundo, relaxado e estável. Muitas pessoas que sofrem de sonambulismo relatam que isso acontece com mais frequência durante os períodos em que estão especialmente estressadas ou preocupadas”, disse ele.
Quais são os sintomas do sonambulismo?
De acordo com Penn Medicineos sinais de sonambulismo incluem:
- Andar durante o sono
- Tendo seus olhos abertos com um olhar vazio em seu rosto
- Falando, mas o que você diz não faz sentido
- Agir de forma confusa ou agressiva se alguém te acordar
- Parecer acordado para os outros
- Sentar-se ou realizar atividades como se estivesse acordado
- Não se lembrar de nada que aconteceu quando você acorda
A insônia causa sonambulismo?
Embora a insônia por si só não cause diretamente o sonambulismo, há pelo menos quatro maneiras principais pelas quais as duas condições interagem, disse Standlee.
Essas maneiras são:
- Um ambiente de sono perturbador
- Períodos de “estresse situacional”
- Apnéia do sono
- Efeitos de medicamentos
“O sonambulismo tem fortes fatores genéticos, o que significa que algumas pessoas correm maior risco de apresentar esse sintoma. Ele tende a surgir não do sono profundo e estável, mas sim do sono interrompido e crepuscular. O sonambulismo também ocorre mais quando alguém está dormindo em um ambiente estranho , como em um quarto de hotel ou em um ambiente de privação de sono”, disse ele. “Novamente, isso é provável porque durante esses cenários, à noite, o sono é menos estável e mais tempo é gasto em um estado de sono de transição”.
E distrações em seu ambiente de sono podem piorar as coisas.
“Barulho ou luz no quarto podem causar tanto insônia quanto sonambulismo, particularmente ter uma televisão ligada no quarto durante a noite”, disse Standlee. “É difícil para o cérebro permanecer em sono profundo e estável enquanto esse tipo de luz ou ruído está presente, e o resultado pode ser despertares completos recorrentes – insônia – ou despertares parciais, que predispõem ao sonambulismo.”
Outra preocupação: tentar tratar a insônia pode, na verdade, provocar um episódio de sonambulismo.
“Alguns dos medicamentos comuns usados para tratar a insônia podem causar sonambulismo”, disse Standlee. “Medicamentos sedativos como zolpidem, eszopiclona, zaleplon, suvorexant, lemborexant e daridorexant foram descritos como causadores de comportamentos de sono complexos, ou seja, sonambulismo, bem como outras atividades do sono, como cozinhar e comer, fazer ligações e dirigir enquanto dormindo.”
Qual é a maneira certa de tratar a insônia e resolver seu sonambulismo?
Em primeiro lugar, converse com seu médico.
“Se você sabe que teve um episódio de sonambulismo, então um estudo do sono precisa acontecer”, disse Andrea Matsumura, MD, um especialista em medicina do sono em Portland, OR. “Você também precisa tomar medidas de segurança – por exemplo, se você mora em uma casa de dois andares, deseja colocar uma barreira nas escadas e trancar as janelas”.
Você também pode discutir problemas para adormecer e manter o sono com um psicólogo.
“O melhor tratamento é a terapia cognitivo-comportamental para insônia grave”, disse Lee. “Esta é uma maneira de treinar novamente seu cérebro e corpo para dormir novamente. Garantir que a insônia seja abordada e o sono consolidado reduzirá o risco de sonambulismo”.
A boa higiene do sono também deve ser um ritual noturno.
“Não coma ou faça exercícios perto de dormir e pare de beber cafeína 6 horas antes”, disse Matsumura.
Yoga, meditação e respiração profunda também podem ajudar. Concentrar-se em ser gentil com sua mente e corpo pode ajudá-lo a descansar muito mais facilmente.