Sua Saúde Mental e Renal

Sua Saúde Mental e Renal

A nefropatia por IgA pode levantar algumas grandes questões. Seus sintomas serão tão leves que você dificilmente notará uma mudança na vida diária? Você vai precisar de diálise um dia? Você deve se preparar para um transplante de rim daqui a 10 ou 20 anos?

Você pode não obter respostas até que tenha convivido com a doença por muitos anos.

“Essa incerteza é incrivelmente desafiadora”, diz Susan Rubman, PhD, uma psicólogo médico da Yale Medicine. Ela trata pessoas que fazem transplantes de órgãos.

Você pode viver uma vida longa com nefropatia por IgA. Mas suas chances de depressão, ansiedade e estresse contínuo são maiores do que alguém sem a condição. Juntamente com a ajuda do seu médico, aqui estão as etapas que você pode seguir para gerenciar sua saúde mental e renal.

Aprenda o máximo que puder sobre a nefropatia por IgA

Peça à sua equipe de saúde para lhe contar tudo sobre sua condição. Embora você precise aprender um pouco de cada vez, Rubman sugere absorver o máximo de informações que puder.

“Ser um consumidor médico informado é sempre mais útil do que evitar informações”, diz Rubman. “Porque somos mais capazes de nos preparar.”

Você pode encontrar muitas informações gerais online. Mas sua melhor aposta é perguntar ao seu médico detalhes sobre sua saúde. Aqui estão algumas perguntas para você começar:

  • Quais são as chances de eu precisar de diálise?
  • Preciso fazer mudanças na dieta ou no estilo de vida imediatamente?
  • Vou precisar de medicação para o resto da minha vida?
  • Você trata outras pessoas como eu? Posso conhecê-los?
  • Posso falar com alguém que está em diálise ou que fez um transplante de rim?
  • Existe alguma enfermeira educadora que possa me dizer mais?
  • Vou precisar de um transplante de rim?
  • Qual é o prognóstico? Isso vai melhorar?

Você também precisará fazer exames regulares e testes de acompanhamento. O cuidado contínuo deixa você em um lugar melhor para gerenciar as mudanças à medida que elas surgem. “E poder se alegrar quando as coisas estão estáveis”, diz Rubman.

Mantenha-se ativo quando tiver nefropatia por IgA

Converse com seu médico antes de iniciar uma nova rotina de exercícios. Mas o exercício regular geralmente é bom para pessoas com doença renal. Existem muitos motivos para isso. Mas alguns grandes são que ele pode ajudar a controlar seu peso, pressão arterial e colesterol.

Para pessoas com nefropatia por IgA, estudos mostram que o movimento regular também pode aliviar os sintomas de estresse mental e depressão, aumentar a qualidade de vida relacionada à saúde e ajudar o coração e os pulmões a funcionarem melhor.

Yonatan Peleg, MD, é nefrologista (médico renal) da Northwestern Medicine em Chicago. Além de tomar sua medicação, ele incentiva todos com nefropatia por IgA a sair e se mexer. Escolha exercícios aeróbicos ou cardiovasculares para atingir o controle da pressão arterial.

Procure fazer pelo menos 150 minutos de exercícios aeróbicos por semana. Isso é algo como uma caminhada rápida de 30 minutos por dia, 5 dias por semana. Outras boas escolhas incluem andar de bicicleta, correr, nadar ou dançar.

Você pode ter ouvido que malhar muito pode prejudicar seus rins. Mas o exercício pesado é seguro para a maioria das pessoas com doença renal, incluindo nefropatia por IgA. Embora seja verdade que você pode perder proteína extra na urina logo após uma sessão extenuante de ginástica, “o controle da pressão arterial que você obtém por ter um estilo de vida cardiovascular saudável é mais importante”, diz Peleg.

O que pode não ser uma boa ideia? Ir ao mar com aqueles shakes ou barras de alta proteína após um treino. Aconselhe-se com o seu médico renal ou nutricionista antes de alterar o seu plano nutricional. Eles vão deixar você saber quanta proteína é segura.

Conte ao seu médico sobre suas emoções

Uma doença vitalícia pode aumentar os sentimentos de tristeza ou ansiedade. E é natural precisar de um tempo para se acostumar com notícias difíceis. Mas se os seus sintomas durarem várias semanas ou atrapalharem a vida diária, informe o seu médico. Você pode pensar que eles só se preocupam com seus rins. Mas isso não é necessariamente verdade.

“Por um lado, estou preocupado com (sua) saúde geral”, diz Peleg. “Mas se a depressão levar a não se exercitar tanto ou a fazer escolhas alimentares erradas, isso pode levar ao agravamento da pressão arterial e a resultados piores de IgA”.

A má saúde mental também pode dificultar a obtenção de assistência médica quando você precisar ou a continuidade do tratamento. Pode até afetar o desempenho após um transplante de rim.

Além do seu médico renal, existem muitos outros profissionais de saúde a quem você pode recorrer se estiver passando por um momento difícil. De acordo com Emily Duggan, PhD, neuropsicóloga e professora assistente da Johns Hopkins School of Medicine, isso inclui seu médico regular, assistentes sociais, enfermeiras ou a equipe de atendimento em seu centro de diálise. “Realmente, qualquer pessoa é receptiva a falar”, diz Duggan.

Encontre o que funciona para você

Há mais de uma maneira de gerenciar sua saúde mental. Algumas coisas você pode fazer sozinho. Converse com seu médico para obter mais ideias sobre autocuidado com doença renal. Mas aqui estão algumas dicas de especialistas sobre o que pode ajudá-lo a se sentir menos estressado:

  • Faça do sono uma prioridade.
  • Faça bastante exercício e a nutrição certa.
  • Experimente a respiração profunda.
  • Pratique a meditação da atenção plena.
  • Estenda a mão para amigos, familiares ou sua comunidade espiritual.

Você também pode se conectar com alguém que tem nefropatia por IgA ou outra doença renal crônica. “Pode ser útil ter o apoio de pessoas que sabem o que você está passando”, diz Rubman.

Medicação antidepressiva ou terapia de conversa também podem ser uma grande ajuda. Seu médico pode sugerir terapia cognitivo-comportamental (TCC). Essa é uma terapia de conversa baseada em habilidades. Foi demonstrado que alivia os sintomas de depressão e ansiedade em muitas pessoas, incluindo pessoas com doença renal crônica e pessoas em diálise.

A terapia comportamental geralmente não mergulha profundamente em seu passado. “Este não é o tipo de terapia em que você deita no sofá e fala sobre sua infância”, diz Duggan.

A TCC ajuda você a encontrar maneiras de enfrentar os tempos difíceis que você está passando agora. E se você tem nefropatia por IgA, a terapia comportamental pode ajudá-lo a entender melhor a ligação entre sua doença e como você pensa, sente ou age. Se você tentar terapia, não se preocupe se não tiver certeza do que falar.

“Tudo o que você precisa saber é que gostaria de alguma ajuda”, diz Duggan. “E o terapeuta está lá para ajudar a orientá-lo em cada etapa a partir daí.”

Se você acha que pode se machucar, ligue para 988 para entrar em contato com um conselheiro de suicídio e crise 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *