Suplemento berberina não é ‘Ozempic da natureza’
Por Dennis Thompson
HealthDay Repórter
SEXTA-FEIRA, 16 de junho de 2023 (HealthDay News) – O suplemento de ervas berberina se tornou a mais recente obsessão da mídia social para perda de peso, com alguns no TikTok chamando-o de “Ozempic da natureza”.
Os especialistas não concordam.
“Eu diria que é um grande exagero chamá-lo de ‘Ozempic da natureza’”, disse a Dra. Melinda Ring, diretora executiva do Osher Center for Integrative Health da Northwestern University, em Chicago.
Mas a berberina tem sido associada a uma variedade de benefícios à saúde, incluindo uma modesta perda de peso, redução do colesterol e melhora dos níveis de açúcar no sangue, disse ela.
Ring disse que “não trocaria um pelo outro” se alguém já tivesse receitado um medicamento para qualquer uma dessas condições.
A berberina também tem suas desvantagens. Pode causar interações potencialmente perigosas se usado com outros medicamentos e não deve ser usado por mulheres grávidas ou lactantes ou por crianças, alertou Ring.
“Mas, dito isso, é um dos meus compostos favoritos”, continuou ela. “O perfil de segurança é bom e os benefícios potenciais são diversos. Então, eu realmente gosto disso para pessoas que têm preocupações com o peso. Especialmente se eles tiverem problemas de peso e problemas de açúcar no sangue, resistência à insulina e colesterol alto, acho que pode ser uma boa opção.”
A berberina é usada na medicina tradicional chinesa há pelo menos 3.000 anos, observou Ring.
“A berberina não é uma planta em si. É um composto alcalóide encontrado em uma variedade de plantas”, explicou ela.
Plantas que contêm berberina incluem bérberis europeia, goldenseal, fio dourado, uva Oregon, felodendro e açafrão de árvore, de acordo com o Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa dos EUA (NCCIH).
“As pessoas que usam essas ervas diferentes estão recebendo berberina”, disse Ring. “Geralmente, o que é popular agora, está sendo usado como um extrato, um composto em si, apenas um suplemento de berberina.”
Alguns estudos associaram a berberina a uma modesta perda de peso, embora os especialistas observem que as evidências são escassas.
Por exemplo, uma meta-análise de 10 estudos anteriores sobre berberina descobriu que o suplemento reduziu o índice de massa corporal (IMC) em cerca de 0,29 em média e a circunferência da cintura em cerca de uma polegada, de acordo com um relatório de 2020 em Terapias Complementares na Prática Clínica. (O IMC é uma medida de gordura corporal com base na altura e no peso.)
“Isso é uma redução muito pequena do IMC”, disse a Dra. Caroline Apovian, co-diretora do Centro de Controle de Peso e Bem-Estar do Brigham and Women’s Hospital em Boston.
Apovian acrescentou que o relatório incluía “um monte de estudos mal feitos, e quando você junta um monte de estudos mal feitos, você obtém uma meta-análise mal feita”.
Mesmo em estudos específicos que encontraram uma redução no peso corporal de cerca de 3 quilos ao usar berberina, “com Ozempic estamos vendo maior perda de peso e maior perda de peso sustentada se alguém continuar tomando a medicação”, disse Ring.
Mas outras pesquisas mostraram que a berberina tem potencial para ajudar a tratar outros problemas de saúde associados à obesidade, acrescentou Ring.
Esses estudos mostraram que a berberina pode diminuir o açúcar no sangue e melhorar a resistência à insulina, disse ela.
O composto também demonstrou aumentar potencialmente o colesterol HDL “bom” enquanto reduz o colesterol LDL “ruim” e os triglicerídeos, disse Ring. Também pode ajudar a controlar a pressão arterial.
A berberina também pode ajudar na saúde e no peso ao influenciar o microbioma intestinal, disse Ring.
“Estamos cientes de que certas bactérias são realmente boas em extrair calorias e outras não, então isso pode modular o microbioma intestinal”, disse ela, acrescentando que esse efeito pode melhorar a saúde geral do intestino de uma pessoa.
Historicamente, a medicina ayurvédica usou a berberina como remédio para distúrbios gastrointestinais, bem como para cicatrização de feridas e tratamento de infecções, de acordo com o NCCIH.
Uma revisão de julho de 2020 em Biomedicina e Farmacoterapia avaliou todos esses efeitos na perda de peso e problemas de saúde relacionados à obesidade e concluiu que a berberina pode ser útil.
“A berberina não é apenas eficaz para a obesidade, mas também para outros sistemas e consequências da obesidade, como diabetes e câncer”, concluiu a revisão.
Existem preocupações de segurança relacionadas à berberina, observaram os especialistas.
A berberina pode causar kernicterus, um tipo raro de dano cerebral em recém-nascidos com icterícia extrema, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH).
O composto também pode impedir que o fígado remova a bilirrubina, uma substância química produzida quando os glóbulos vermelhos velhos se decompõem, disse o NIH. Isso pode causar problemas cerebrais, especialmente em bebês.
Por esses motivos, mulheres grávidas e mães que amamentam devem evitar tomar berberina e não devem ser administradas a crianças, diz o NIH.
A berberina também pode afetar a forma como o fígado processa diferentes medicamentos, aumentando ou diminuindo o efeito de medicamentos específicos.
“Existem relatos na literatura que sugerem que o uso de berberina pode alterar a absorção ou a penetração de outros medicamentos”, disse Apovian. “Sempre que você usar um suplemento de ervas, informe ao seu médico que você está fazendo isso, mesmo que os suplementos sejam vendidos sem receita. Só porque é vendido sem receita não significa que seja seguro.”
O NIH adverte especificamente contra interações com ciclosporina, losartan e dextrometorfano, um supressor de tosse encontrado no Robitussin DM e outros remédios para resfriado.
As interações também podem ocorrer com medicamentos para diabetes e pressão arterial e com anticoagulantes, disse o NIH.
“Teoricamente, se alguém está tomando anticoagulantes como a varfarina para prevenir coágulos e também tomou isso, pode ter um risco potencial de sangramento aumentado”, disse Ring.
Da mesma forma, uma pessoa pode acabar com hipoglicemia se a berberina reduzir o açúcar no sangue em cima de outro medicamento prescrito para diabetes, disse Ring.
Apovian disse que prefere que as pessoas experimentem outros medicamentos para perda de peso, como Ozempic ou Alli.
“Eu nunca recomendo que um paciente experimente um medicamento para perda de peso sem receita, a menos que tenha sido aprovado pela (US Food and Drug Administration), e o único que já foi aprovado pelo FDA é o Alli”, disse Apovian. . “Mas se um paciente consultar seu médico primário ou um especialista em medicina da obesidade, ficaremos felizes em tentar fazer com que o paciente tome qualquer um dos seis medicamentos que temos disponíveis para controle de peso”.
Ring concordou que existem muitas outras medidas de perda de peso que se mostraram mais eficazes do que a berberina.
“Sempre começamos com todas as coisas do estilo de vida de nutrição, movimento, dormir, controlar o estresse, evitar toxinas”, disse ela. “Se alguém está fazendo tudo isso e também descartamos que haja qualquer outra coisa que possa ser uma barreira – por exemplo, que eles tenham problemas de tireoide ou algo assim – então, nesse ponto, eu diria que a berberina pode ser favorável em sua jornada.”
Mas, Ring acrescentou: “Eu não diria para continuar comendo meio quilo e a berberina apenas eliminará os quilos – isso não vai acontecer. Mas é favorável? Potencialmente, sim.”
Mais Informações
A Cleveland Clinic tem mais sobre berberina.
FONTES: Melinda Ring, MD, diretora executiva, Osher Center for Integrative Health, Northwestern University, Chicago; Caroline Apovian, MD, co-diretora, Centro de Controle de Peso e Bem-Estar, Brigham and Women’s Hospital, Boston; Terapias Complementares na Prática Clínicamaio de 2020; Biomedicina e Farmacoterapiajulho de 2020