Taxa de tentativas de suicídio de crianças nos EUA por overdose aumentou durante a pandemia
Por Cara Murez
HealthDay Repórter
SEXTA-FEIRA, 21 de abril de 2023 (HealthDay News) – O número de crianças que tentaram suicídio usando medicamentos sem receita ou de fácil acesso aumentou acentuadamente, mostra um novo estudo.
Esta pesquisa destaca uma crise de saúde mental pediátrica, disseram pesquisadores do Sistema de Saúde da Universidade da Virgínia, que revisaram dados sobre tentativas de suicídio relatadas ao National Poison Data System em 2021.
“Esse aumento significativo nas tentativas de suicídio durante a pandemia nos surpreendeu”, disse o Dr. Christopher Holstege, diretor médico do Blue Ridge Poison Center da UVA Health. “Estamos alarmados com o aumento dramático nas tentativas de suicídio em uma população tão jovem, que continua a aumentar de acordo com nossos dados”.
As tentativas suspeitas de suicídio por envenenamento em jovens de 10 a 19 anos que foram relatadas a centros de intoxicação aumentaram 30% em 2021.
Entre os menores dessa faixa etária, de 10 a 12 anos, as tentativas de suicídio aumentaram 73% em relação a 2019. Entre os jovens de 13 a 15 anos, a taxa de tentativas suspeitas de suicídio por envenenamento aumentou 48,8%.
“Essas descobertas sugerem que a saúde mental de crianças e adolescentes ainda pode ser afetada pela pandemia, levantando preocupações sobre as consequências a longo prazo, especialmente considerando que tentativas anteriores de suicídio foram consideradas o preditor mais forte de morte subsequente por suicídio”, disse o relatório. pesquisadores escreveram em um artigo descrevendo as descobertas.
Os pesquisadores também observaram um aumento nas tentativas de suicídio por meninas – até 36,8% entre 2019 e 2021 entre jovens de 10 a 19 anos.
Ao todo, as meninas representaram 81,2% das tentativas suspeitas de suicídio nessa faixa etária, contra 77% em 2019.
As ligações gerais para os centros antivenenos do país caíram 3,1% de 2019 a 2021.
Um estudo anterior da UVA Health descobriu que as tentativas suspeitas de suicídio por envenenamento entre jovens de 6 a 19 anos aumentaram 26,7% entre 2015 e 2020.
As crianças costumavam usar os analgésicos comuns paracetamol e ibuprofeno em suas tentativas de suicídio. Os antidepressivos sertralina e fluoxetina e o anti-histamínico de venda livre difenidramina também foram usados com frequência.
As descobertas foram publicadas em 21 de abril no Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. Relatório Semanal de Morbidade e Mortalidade.
A equipe de pesquisa recomendou uma abordagem abrangente para a prevenção do suicídio por meio de parcerias entre famílias, professores, profissionais de saúde mental e líderes de saúde pública.
Eles também sugeriram considerar medidas de segurança. Isso pode incluir iniciativas de educação pública sobre o armazenamento seguro de medicamentos de venda livre e também a disponibilidade de centros antivenenos americanos para ajudar. A equipe também recomendou o aumento da promoção do 988 Suicide and Crisis Lifeline nacional para pessoas que estão passando por uma crise de saúde mental.
“Como sociedade, precisamos nos unir de maneira multidisciplinar e criar estratégias sobre a melhor forma de mitigar essa ameaça crescente para nossos jovens”, disse Holstege.
Mais Informações
A American Psychological Association tem mais informações sobre saúde mental infantil durante a pandemia.
FONTE: Sistema de Saúde da Universidade da Virgínia, comunicado à imprensa, 20 de abril de 2023