Ter asma e eczema pode aumentar o risco de artrite

Ter asma e eczema pode aumentar o risco de artrite

Por Denise Mann

HealthDay Repórter

TERÇA-FEIRA, 28 de março de 2023 (HealthDay News) – Se você é um dos milhões de pessoas com asma ou eczema alérgico, pode ter maior probabilidade de desenvolver a forma de artrite de desgaste à medida que envelhece.

Esta é a principal descoberta de um novo estudo que examinou o risco de desenvolver osteoartrite entre pessoas com as duas condições alérgicas.

O estudo não foi projetado para dizer como, ou mesmo se, essas doenças alérgicas aumentam o risco de osteoartrite, mas os pesquisadores têm uma teoria.

“Nosso grupo fez um trabalho mostrando que os mastócitos (um tipo de célula alérgica) aumentam em número nas articulações de pessoas com osteoartrite, e sua atividade contribui para o desenvolvimento da osteoartrite”, disse o autor do estudo, Dr. Matthew Baker, chefe clínico na divisão de imunologia e reumatologia da Universidade de Stanford em Stanford, Califórnia.

E asma e eczema podem ser a ponta do iceberg, disse ele.

“É possível que outras condições atópicas, como alergias sazonais, alergias alimentares e/ou rinite alérgica (febre do feno), possam fornecer um risco semelhante”, observou Baker.

Esses pesquisadores não analisaram essas condições no novo estudo.

Para o estudo, eles revisaram os pedidos de seguro de dois bancos de dados. O primeiro conjunto incluiu mais de 117.000 pessoas com asma ou eczema e 1,2 milhão de pessoas sem essas condições. Após oito anos de acompanhamento, o risco de desenvolver osteoartrite foi 58% maior entre as pessoas com asma alérgica ou eczema do que entre as pessoas sem essas condições alérgicas.

O risco de osteoartrite foi ainda maior entre as pessoas que tinham asma alérgica e eczema, mostraram os resultados do estudo.

Cerca de metade das pessoas com eczema também têm condições alérgicas, como febre do feno, asma ou alergias alimentares, de acordo com a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia.

Os pesquisadores também compararam o risco de desenvolver osteoartrite entre pessoas com asma alérgica com aquelas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), uma doença pulmonar que não envolve vias alérgicas. As pessoas com asma tinham 83% mais chances de desenvolver osteoartrite do que aquelas com DPOC.

No segundo banco de dados, as chances de desenvolver osteoartrite foram 42% maiores entre pessoas com asma alérgica ou eczema e 19% maiores entre aquelas com ambas as condições. Essas descobertas não foram tão robustas quanto as observadas no primeiro conjunto, pois levaram em consideração o índice de massa corporal (IMC). (O IMC é uma estimativa da gordura corporal com base na altura e no peso.) Um IMC alto é um risco de desenvolver osteoartrite.

A pergunta de um milhão de dólares é se o tratamento de asma ou eczema reduz o risco de artrite. Os pesquisadores não analisaram isso neste estudo, mas há motivos para esperança.

Pesquisas mais antigas associaram o uso de anti-histamínicos à redução da progressão estrutural na osteoartrite do joelho, disse Baker.

“Temos esperança de que qualquer número de drogas que funcionem para inibir os mastócitos ou produtos de mastócitos (como a histamina) reduza a incidência de osteoartrite”, disse ele.

O estudo – publicado em 27 de março no Anais das Doenças Reumáticas — foi financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

A conexão entre osteoartrite e doenças alérgicas pode ser a inflamação de baixo grau, disse o Dr. Theodore Fields, reumatologista do Hospital for Special Surgery na cidade de Nova York, que revisou os achados.

A boa notícia é que existem mais tratamentos para eczema hoje do que nunca e muitos mais estão em andamento.

“Se o tratamento da doença atópica ajudar a prevenir ou diminuir a osteoartrite, há muitas opções e haverá mais”, disse Fields.

“Para pacientes com eczema ou asma, esses dados podem alertá-los de que podem ter maior probabilidade de contrair osteoartrite”, disse ele.

Se você tem uma doença alérgica e desenvolve dores nas articulações, consulte o seu médico, ele aconselhou.

“Temos muitas estratégias para melhorar os sintomas da osteoartrite, mas ainda não temos um tratamento modificador da doença”, disse Fields.

“Pode haver alguma esperança neste estudo para pacientes com eczema ou asma de que seu tratamento para doença atópica possa prevenir ou diminuir seu potencial de desenvolver osteoartrite”, acrescentou.

Mais Informações

A Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia tem mais informações sobre eczema.

FONTES: Matthew Baker, MD, chefe clínico, divisão de imunologia e reumatologia, Universidade de Stanford, Stanford, Califórnia; Theodore Fields, MD, reumatologista, Hospital for Special Surgery, New York City; Anais das Doenças Reumáticas27 de março de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *