Todos os filmes da franquia Evil Dead classificados, incluindo Evil Dead Rise
O que torna o original Mau morto trilogia tão duradoura e influente é que tem algo para todos. Um festim claustrofóbico ambientado em uma cabana? Entendi. Uma fantasia de terror de comédia pastelão ambientada na Inglaterra medieval que de alguma forma parece um deserto da Califórnia? Abordado. O trio de filmes também nos deu o Final Boy mais icônico do terror, Ashley “Ash” Williams (interpretado pelo incomparável Bruce Campbell, que o diretor Sam Raimi aparentemente adora torturar).
A franquia ficou adormecida até 2013, quando Fede Álvarez fez sua estréia na direção com o implacável Mau morto. Agora com Ascensão Morta do Mal definido para liberar sua rotação nos Deadites, aqui está nossa classificação (totalmente subjetiva) da franquia. Descolado.
5.) Evil Dead Rise (2023)
“A mamãe está com os vermes agora.”
A entrada do diretor irlandês Lee Cronin tem o tempo de execução mais longo da franquia, e cara, você pode dizer. Eu vi Ascensão Morta do Mal em uma exibição especial em Atlanta organizada pela Warner Bros., e a reação do teatro lotado quando os créditos rolaram foi, quão bem posso dizer isso – mista. E aqueles que torceram pareciam ter alguma obrigação de fazê-lo.
Vou dar ao filme isso – ele não sentiu a necessidade de arrastar os cadáveres figurativos de todos os personagens principais e secundários da trilogia original para criar uma sequência de legado temida. Alguém pode explicar por que a enfermeira está em Halloween mata de novo? De qualquer forma, Ascensão Morta do Mal segue uma mãe solteira tatuadora tentando pagar as contas de seus três filhos precários (com quem você deveria se preocupar simplesmente porque são crianças) quando sua irmã técnica de guitarra faz uma visita. Então todo o inferno meio que se abre. O filme demora tanto para começar que, quando começa, acaba. O “gore” é basicamente apenas CGI imaculado e todos os personagens centrais apenas ficam parados enquanto a mamãe vai com os vermes enquanto passa a maior parte do tempo de execução do filme andando pelo corredor.
O único deleite absoluto é a mãe, Ellie (retratada loucamente por Alyssa Sutherland). Se há uma coisa que sabemos sobre Deadites é que eles estão tendo o tempo de suas vidas de mortos-vivos, e Sutherland – que baseou sua performance em Jim Carrey em A mascára – abraça totalmente o papel com uma alegria maligna. Fora isso, o filme é apenas ok. Não é ruim, apenas ok.
4.) Evil Dead (2013)
“Ela acabou de cortar a porra do braço. Parece bom?
Este grupo de 20 e poucos anos não está indo para uma cabana na floresta para “festar” como Scotty fez; eles vão ajudar sua amiga (interpretada pela subestimada Jane Levy) a largar a heroína. Então um deles encontra o Necronomicon e o abre, apesar de vários avisos no próprio livro que dizem para ele definitivamente não abri-lo. Um enredo fino como papel, não a melhor execução e personagens genéricos (com exceção de Levy).
Mas procurar um enredo ou pessoas com quem se preocupar neste filme é como procurar o desenvolvimento do personagem em Godzilla vs. Kong. Não é por isso que estamos aqui. A verdadeira estrela deste filme é o gore completamente ridículo e exagerado (e são relatados 70.000 galões de sangue falso). Este filme é brutal, sangrento e nauseante, e sabe exatamente o que é. Os efeitos em Evil Dead são exponencialmente melhores do que Ascensão Morta do Mal por todas as métricas concebíveis. É também, sem dúvida, o filme mais bonito da franquia.
3.) Evil Dead 2 (1987)
“Então vamos descer para aquele porão e esculpir uma bruxa para nós mesmos.”
Sei que o lugar deste filme nesta lista pode ser considerado uma heresia para alguns, mas tentar escolher o seu favorito da trilogia original é como tentar escolher sua refeição favorita. O que pode ser dito sobre Evil Dead 2 isso não foi dito mil vezes antes? Uma mistura perfeita de comédia e terror e o nascimento oficial de Ash que conhecemos hoje.
É um clássico genuíno cuja influência pode ser sentida em tudo o que veio depois dele. “Você vê Evil Dead 2e você vê esse estilo de filmagem, e é como, ‘bem, qual é o objetivo de filmar qualquer filme não assim?” Quentin Tarantino disse em Eli Roth História do Terror podcast. “Tudo parece antiquado em comparação.”
2.) Exército das Trevas (1992)
“Ah, isso é o que chamamos de conversa de travesseiro, baby, só isso.”
Sem dúvida, o filme mais reassistível de toda a franquia. Sam Raimi jogou tudo na parede com este e tudo emperrou. Exército da escuridão é como Tele o império contra-ataca da franquia no sentido de que cada linha citável que qualquer velho normie conhece da franquia é deste filme.
E Ash? Ele fica cheio de cinzas. Sem os talentos insanos de Bruce Campbell, este filme não funcionaria. O peixe fora d’água, fazendo piadas, empunhando uma motosserra, com uma mandíbula de puro granito em busca de voltar ao seu tempo. Uma alegria pura e absoluta de um filme que fica melhor a cada vez que você o assiste.
1.) Os Mortos do Mal (1981)
“Sim… realmente incrível.”
Uma colina onde morrerei: se o original Os mortos maus tivesse efeitos práticos atualizados, seria o filme de terror mais assustador de todos os tempos. Sinta-se livre para argumentar nos comentários. Mas isso ocupa o primeiro lugar, porque foi o filme que começou tudo. Audacioso, inovador, nojento, maluco e francamente assustador. Um clássico do terror que continuará a inspirar e influenciar gerações até que o sol se apague.
Legado da Franquia The Evil Dead
Então, o que aprendemos aqui? Libra por libra, o Mau morto franquia é a única “sem pulos” do mundo do terror, repleta de nomes como Jason Vorhees, Freddy Kreuger, Michael Myers e Chucky. Você também, Art the Clown. Cada filme pode ser o seu favorito, e adivinhe? Você estaria certo.