Ultrassom é uma boa ferramenta de diagnóstico após os sintomas da mama

Ultrassom é uma boa ferramenta de diagnóstico após os sintomas da mama

Por Cara Murez

HealthDay Repórter

TERÇA-FEIRA, 4 de abril de 2023 (HealthDay News) – Para mulheres com “reclamações focais nas mamas” – problemas com dor, caroços ou secreção – o ultrassom é uma ferramenta de diagnóstico eficaz, de acordo com uma nova pesquisa.

Essas preocupações são frequentes e o ultrassom é eficaz como método de diagnóstico autônomo, relatam os pesquisadores em 4 de abril na revista Radiologia.

“A avaliação das queixas de mama é um problema comum no diagnóstico de mama”, disse a co-autora do estudo, Dra. Linda Appelman, radiologista de mama do Radboud University Medical Center em Nijmegen, Holanda.

“A ultrassonografia como primeiro método de imagem pode fornecer clareza em relação à queixa focal da mama”, acrescentou Appelman em um comunicado à imprensa.

Cerca de 70.000 mulheres na Holanda, muitas delas entre 30 e 50 anos, vão a departamentos de radiologia com esses problemas todos os anos.

A tomossíntese mamária digital (DBT) seguida de ultrassom direcionado é a ferramenta de diagnóstico padrão para mulheres de 30 anos ou mais com essas preocupações.

DBT – às vezes chamada de mamografia 3D – fornece uma imagem geral de ambos os seios, enquanto o ultrassom pode oferecer imagens mais direcionadas de uma área específica. A qualidade da imagem melhorou muito nos últimos anos, observa o estudo.

Os pesquisadores estudaram os casos de 1.961 mulheres com essas preocupações em três hospitais na Holanda entre setembro de 2017 e junho de 2019.

Ultrassom direcionado foi avaliado primeiro, seguido por DBT.

O ultrassom sozinho levou ao diagnóstico preciso em 90% dos pacientes. Mais de 80% das queixas terminaram com achados normais ou benignos, como cistos.

“Descobrimos que a precisão diagnóstica do ultrassom é alta em mulheres com queixas focais nas mamas”, disse Appelman.

Com base apenas nos achados ultrassonográficos, 374 pacientes tiveram biópsias. Entre eles estavam 192 que receberam um diagnóstico de câncer de mama.

O uso do ultrassom para queixas focais nas mamas pode ser especialmente benéfico em países de baixa ou média renda, onde está mais disponível do que a DBT, disseram os autores.

“Nosso estudo mostrou que o ultrassom por si só pode efetivamente diagnosticar queixas focais de mama na grande maioria das mulheres”, disse Appelman. “Em um ambiente com recursos limitados ou um programa de triagem já existente, o ultrassom inicial pode ser uma alternativa melhor em comparação com a mamografia.”

Custo-efetividade e maior conforto do paciente são outras considerações.

Mais Informações

A American Cancer Society tem mais informações sobre câncer de mama e condições não cancerígenas da mama.

FONTE: Radiologiacomunicado à imprensa, 4 de abril de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *