“Um jogador de futebol profissional nunca deve perder 12 jardas” – Julian Dicks sobre seu sensacional recorde de pênaltis na Premier League
O ex-zagueiro do West Ham United e do Liverpool, Julian Dicks, possui um dos maiores recordes de cobrança de pênaltis de todos os tempos na Premier League.
O inglês cobrou 16 pênaltis na primeira divisão inglesa, enterrando 15 deles, dando a ele uma taxa de sucesso de 94% em 12 jardas. O único goleiro a salvar uma de suas tentativas foi o goleiro do Arsenal David Seaman, que parou Dicks em fevereiro de 1996. Isso coloca Dicks em terceiro lugar na classificação de todos os tempos, atrás apenas de Matt Le Tissier e Danny Murphy, e empatado com James Beattie.
No entanto, o ícone do West Ham, Dicks, conta QuatroQuatroDoisapós o lançamento de seu novo livro Hammer Time (Headline, £ 22), que sua seqüência de sucesso só começou após uma falha flagrante na copa.
“Quando eu estava no West Ham, jogamos contra o Watford e foi para a disputa de pênaltis e eu perdi meu pênalti”, revela Dicks. “Tentei colocar e acertei a trave.”
A falha angustiante levaria Dicks a mudar sua tática – algo que acabaria se revelando um golpe de mestre.
“Daquele dia em diante, eu disse a mim mesmo: ‘Nunca vou tentar colocar outro – vou apenas bater o mais forte que puder'”, lembra ele. “Porque para mim, um jogador de futebol profissional nunca deve errar um alvo a 12 jardas.
“Estou pensando que se eu bater o mais forte que puder, o goleiro não tem ideia de para onde está indo e, mesmo que ele vá para o lado certo, ele nunca vai salvar. Então foi isso que eu fiz para o resto da minha carreira.”