‘Uma confusão de uma situação’, as principais questões antes das possíveis saídas de Fabinho e Jordan Henderson do Liverpool
A pré-temporada do Liverpool foi um caos 48 horas antes do time voar para a Alemanha para o treinamento de pré-temporada.
Jurgen Klopp, tendo contratado Alexis Mac Allister e Dominik Szoboszlai a tempo para os primeiros dias da pré-temporada, achou que seu time estava bem definido e pronto para ser revigorado.
O gerente supervisionou grandes mudanças no cronograma planejado da pré-temporada, mudando drasticamente a abordagem após a pré-temporada bastante caótica do verão passado, que acabou colocando as rodas em movimento para a pior temporada dos Reds sob sua gestão.
Mas a notícia de clubes da Arábia Saudita que buscam adquirir Jordan Henderson e Fabinho não era esperada nem bem-vinda.
Para todos os críticos de Henderson, Klopp não quer perder o capitão do clube, principalmente depois de já ter visto o vice-capitão James Milner partir no final do contrato – Klopp queria manter o jogador de 37 anos e agora como vai desejar que isso tivesse acontecido ainda mais.
A possível saída de Fabinho para o Al-Attihad, mais a possível saída de Henderson para o Al-Ettifaq de Steven Gerrard, deixa Klopp com muito o que refletir.
Como substituir Fabinho?
Fabinho foi o segundo jogador mais utilizado pelo Liverpool na temporada passada, apesar de uma péssima forma como meio-campo.
Mas Klopp acreditou que a mudança de sistema, somada a uma pré-temporada adequada para trabalhar com o elenco, seria capaz de rejuvenescer o jovem de 29 anos. Os vínculos com Romeo Lavia persistiram antes da saída de Fabinho, mas o adolescente não iria entrar e substituir Fabinho imediatamente na posição de número 6, mas seria mais um sucessor de longo prazo.
Agora, Lavia continua sendo uma opção, mas o Liverpool precisa de alguém mais experiente, um produto mais acabado para entrar imediatamente.
E como eles pagam isso, com os £ 40 milhões esperados de qualquer venda de Fabinho não o suficiente para adquirir qualquer um dos principais meio-campistas da Europa – veja os preços de nomes como Enzo Fernandez, Declan Rice, Jude Bellingham e Moises Caicedo para esse.
Até João Palhinha, do Fulham, que o Liverpool considerou, tem um preço pedido de mais do que o dobro do que Fabinho poderia ser vendido.
A ‘lista’ relatada de quatro meio-campistas – Lavia, Kalvin Phillips, Ryan Gravenberch e Sofyan Amrabat – faz muito pouco sentido e parece mais que alguém jogou dardos em um tabuleiro para gerar nomes. Gravenberch não é remotamente um meio-campista defensivo para começar.
Você pega um meio-campista de ponta ou dois de menor qualidade ou potencial?
Se de fato Henderson e Fabinho saírem pela porta (fazendo com que cinco meio-campistas seniores saiam neste verão), Klopp e Liverpool precisam decidir quantos novos meio-campistas vão trazer.
Falar em termos de números básicos é, para ser franco, um absurdo, visto que Naby Keita existia mais na mesa de tratamento do que no campo, e Alex Oxlade-Chamberlain mal jogou no meio-campo, se é que o fez, na última temporada. Os minutos de Milner também foram mínimos no meio-campo.
Com Mac Allister, Szoboszlai, Thiago (embora também haja dúvidas!) Curtis Jones, Harvey Elliott e Stefan Bajcetic, o Liverpool ainda tem meio-campistas.
Mas há uma falta real de qualidade comprovada e experiente. Thiago tem 32 anos, o segundo mais velho é Mac Allister, com 24 anos. Não há meio-campistas em seus anos ‘melhores’.
Então é aí que entra a grande questão. Contratar Lavia, de 19 anos, e outro jovem meio-campista não resolve exatamente o problema de curto prazo.
Então, você escolhe uma solução mais antiga e de curto prazo ao lado de Lavia ou pressiona por um jogador experiente e comprovado que seja uma solução de curto prazo e uma parte do plano de longo prazo? Tal jogador custaria muito.
Quais são as opções?
Este é o verão do carrossel do meio-campo, com Rice para o Arsenal, Kovavic para o Man City, Mount para o Man United e a perseguição do Chelsea por Caicedo. Mas as opções para o Liverpool são escassas e estreitas.
Florentino Luis, do Benfica, foi observado e pode muito bem se encaixar no molde aos 23 anos e com experiência na Liga dos Campeões – mas sua cláusula de rescisão é de £ 103 milhões e o Benfica vai querer o dinheiro de Fernandez para ele.
Aurelien Tchouameni recusou o Liverpool em favor do Real Madrid no verão passado e não é uma opção agora, apesar de seu tempo de jogo diminuir para os espanhóis.
Cheick Doucoure, do Crystal Palace, surgiu como um candidato surpresa, mas ele tem a experiência na Premier League que o Liverpool deseja e deve custar significativamente menos do que outros grandes nomes da Europa.
Manu Kone estava fortemente ligado no início do verão, mas desde então esfriou. Ele tem 22 anos e experiência europeia, mas não é a opção comprovada de alta qualidade. Sua taxa relatada, cerca de £ 35 milhões, o torna uma opção favorável. Você poderia assinar com ele e Lavia e ver o que acontece?
Joshua Kimmich, do Bayern, está disponível. Aos 28 anos, ele tem a experiência certa. Indiscutivelmente, contratá-lo e Lavia classifica o curto, médio e longo prazo.
Como você implementa taticamente a nova contratação?
Klopp é um grande fã de treinamento. ‘O treino é a nossa transferência’ disse o seu adjunto Pepijn Lijnders.
O técnico do Liverpool estaria extremamente interessado em montar seu novo meio-campo para o campo de treinamento de pré-temporada na Alemanha, em particular, e depois para a viagem a Cingapura no final de julho.
O potencial para um novo meio-campista chegando assim que a temporada já começou não é algo que Klopp gostaria.
Mas com a janela de transferência aberta até o final de agosto e três jogos da liga antes disso, Klopp pode precisar de uma solução improvisada até que uma nova contratação seja contratada.
Então, implementá-los taticamente não será como o chefe gostaria ou planejaria, especialmente considerando a provável continuação do Liverpool com o sistema híbrido 4-3-3/3-4-3 com Trent Alexander-Arnold se movendo para o meio-campo.
No geral, é uma situação confusa e ninguém sabe quem será o meio-campista titular do Liverpool em seu jogo de estreia no Chelsea em três semanas.
Mais histórias de Liverpool
notícias de transferência de Liverpool está se preparando para uma grande reforma em Anfield neste verão.
O melhor Livros do Liverpool FC para ler este Verão
Enquanto isso, Diogo Jota disse à FFT que o Liverpool pode conquistar o título em 2024.