Uma correção simples para miopia

Uma correção simples para miopia

Você já foi informado de que seu filho precisa de óculos ou lentes de contato? Especialistas em saúde estimam que quase metade da população dos EUA – 42% – tem miopia (miopia ness), um número que quase dobrou nas últimas 3 décadas e continua crescendo. Mas ser míope é mais do que apenas uma inconveniência: pode representar riscos a longo prazo.

Embora óculos, lentes de contato, colírios e cirurgia possam ajudar as crianças a enxergar com clareza, eles não impedem que a miopia piore. A miopia ocorre devido a um globo ocular ligeiramente alongado ou uma curva acentuada na córnea (a parte clara na frente do olho). Como resultado, a luz que entra no olho se concentra na frente da retina em vez de nela. Isso causa visão turva.

“Quando o olho se torna mais longo, o tecido da retina e as estruturas que sustentam o nervo óptico se alongam e se tornam mais finos”, diz Andrei Tkatchenko, MD, PhD, professor associado de ciências oftalmológicas no Columbia University Irving Medical Center, em Nova York. “Esse afinamento aumenta o risco de descolamento de retina, catarata, glaucoma e até cegueira. Quanto mais rápido a miopia progride e quanto mais a prescrição aumenta, maior o risco dessas doenças.”

Crianças com pais míopes são mais propensas a serem míopes, e os cientistas identificaram muitos genes relacionados à miopia. Mas os genes geralmente se combinam com o ambiente de uma pessoa para causar uma doença. A principal coisa no ambiente ligada à miopia é o trabalho de close-up, como ler ou trabalhar em um computador ou dispositivo inteligente. “Nas últimas 3 décadas, o nível de trabalho próximo aumentou significativamente na maior parte do mundo”, diz Tkatchenko. Ele e outros pesquisadores estão estudando novos métodos para tratar a miopia.

Como retardar a miopia

O avanço da miopia pode ser retardado ou mesmo interrompido para evitar complicações a longo prazo? Tkatchenko diz que sim: “Há um período tratável claramente definido entre as idades de 8 e 25 anos, durante o qual há maior progressão da miopia, e o controle da miopia é mais eficaz durante esses anos”.

Para aqueles diagnosticados com miopia grave, conhecida como alta miopia, lentes de contato especiais usadas à noite podem ajudar a remodelar a córnea e estabilizar o olho para ajudar na visão. Isso é chamado de ortoqueratologia, ou Ortho-K. Mas os especialistas não têm certeza se isso pode impedir que a miopia piore.

As lentes de contato multifocais usadas durante o dia trabalham para retardar a progressão da miopia em crianças, ao mesmo tempo em que criam uma visão clara. As lentes MiSight são as únicas aprovadas pelo FDA para interromper a progressão da miopia. Um estudo de 3 anos mostrou que eles diminuíram a miopia em 43% e retardaram o crescimento dos olhos em 36%. Quando os pesquisadores testaram o MiSight durante um período de 6 anos, eles viram que a miopia diminuiu mesmo em crianças que começaram com lentes de contato monofocais (que tornam a visão mais clara, mas não retardam a progressão da miopia) e depois mudaram para o MiSight.

Nicholas Onken, OD, professor assistente da Universidade do Alabama em Birmingham, diz que NaturalVue é outra lente de contato multifocal descartável diária que pode ser usada de forma não autorizada para ajudar na miopia. Isso significa que o produto é aprovado pelo FDA, mas não para impedir que a miopia piore. “Eu uso esta lente como uma segunda opção no caso raro de um paciente achar as lentes MiSight desconfortáveis”, diz Onken.

“O controle da miopia é mais eficaz quando iniciado o mais cedo possível, por isso sempre recomendo o MiSight assim que a criança se ajusta aos parâmetros”, diz Onken. “Em uma criança que ainda não é míope, mas que parece estar indo nessa direção, farei questão de mencionar as lentes de contato para controle de miopia aos pais, para que tenham tempo para pensar sobre isso e digerir a ideia de colocar seu filho em contato lentes.”

Os médicos também usam colírios de atropina para controle da miopia, mas eles também são prescritos apenas off-label, diz Onken. Ele só recomenda colírios de atropina antes dos contatos do MiSight se as crianças tiverem menos de 4 anos de idade.

Os pesquisadores estão procurando outros tratamentos potenciais para miopia, incluindo exposição à luz vermelha e aberrações cromáticas, diz Onken.

Como lidar com a miopia agora

É importante certificar-se de que seu filho tenha a prescrição adequada para seus óculos ou lentes. Uma lente sub-corrigida e, mais importante, super-corrigida pode piorar a miopia.

Mas há uma receita simples que pode proteger seu filho da miopia em primeiro lugar: passar um tempo fora de casa. “Vários estudos mostraram que as atividades externas suprimem o desenvolvimento da miopia”, diz Tkatchenko. Os cientistas não sabem ao certo por que isso acontece, mas uma teoria é que a luz externa estimula a liberação de substâncias químicas que sinalizam ao olho para retardar seu crescimento a uma taxa normal.

“Vá lá fora e brinque. Essa é a melhor coisa que os pais podem dizer aos filhos para ajudar a prevenir a miopia”, diz Tkatchenko.

pelos números

66%: Aumento percentual da miopia nos EUA entre o início dos anos 1970 e o início dos anos 2000.

50%: Porcentagem da população mundial que terá miopia até 2050.

4 em 10: Proporção de adultos nos EUA que têm miopia.

1.25: Número de horas diárias ao ar livre necessárias para reduzir em 50% a chance de uma criança ter miopia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *