‘Uri Geller fez a bola passar’: Gary McAllister relembra um dos piores dias de sua vida, quando a Escócia perdeu por 2 a 0 em Wembley durante a Euro 96
Quando Gary McAllister se intensificou no final do segundo tempo para marcar um pênalti para a Escócia na Euro 96 contra a Inglaterra, o meio-campista teve a oportunidade de igualar o placar no jogo.
Momentos depois, a Inglaterra e Paul Gascoigne comemoraram o gol, David Seaman defendeu a cobrança de pênalti de McAllister antes que a bola viajasse rapidamente para o outro lado, onde Gazza passou a bola por cima da cabeça de Colin Hendry antes de chutar para o gol de Andy Goram.
Claro, o jogo se tornou famoso pelo ilusionista israelense Uri Geller reivindicar o crédito pela vitória da Inglaterra por 2 a 0, insistindo que seus poderes no helicóptero pairando sobre Wembley naquele dia ajudaram a mover a bola pouco antes de McAllister marcar seu pênalti.
McAllister reflete sobre aquele jogo da fase de grupos como algo que poderia ter acontecido, argumentando que a Escócia teria derrotado o vencedor tardio se ele tivesse marcado de 12 jardas.
“A primeira vez que fui capitão do meu país, contra a Suíça nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994, foi incrível”, explica McAllister ao QuatroQuatroDois. “Mas, por mais que tenha sido um dos piores dias da minha vida, liderar a Escócia em Wembley para enfrentar a Inglaterra em um grande torneio foi inacreditável.
“Durante a pandemia, todos os jogos daquele verão foram exibidos na TV. Eu nunca tinha assistido à partida da Inglaterra por causa do pênalti que perdi – quando Uri Gellar fez a bola passar!
“Foi há muito tempo, mas, vendo recentemente, percebi o quanto dominamos o jogo. Não tenho dúvidas de que o resultado teria sido diferente se eu tivesse marcado o pênalti. A Inglaterra tomou a iniciativa após David Seaman defendeu. Se eu tivesse marcado, acho que provavelmente teríamos vencido essa partida.
Essa derrota significou que a Escócia foi eliminada da Euro 96 pelo saldo de gols, com a Inglaterra assombrando o Auld Enemy mais uma vez ao sofrer um gol aos 78 minutos para a Holanda na última partida do grupo. Se o placar tivesse permanecido em 4 a 0, a Escócia teria avançado para as quartas de final em vez da Holanda.