Vale a pena usar este AI Travel Assistant?
Postou: 02/07/23 | 2 de julho de 2023
Planejar uma viagem pode ser entediante. E digo isso como uma pessoa que adora planejar viagens. Caçar voos baratos, procurar coisas para ver e fazer, criar um itinerário, obter vistos, comprar equipamentos. A lista continua.
Leva muito tempo e energia para planejar uma viagem – independentemente de ser uma viagem de duas semanas ou dois meses. Entre a leitura de guias, blogs de viagem e verificação de dicas nas mídias sociais, a maioria das pessoas gasta dezenas de horas planejando uma viagem.
Agora, as empresas procuram simplificar esse processo usando a última moda: IA.
Com o surgimento da IA, agora há mais e mais ferramentas disponíveis para os viajantes para ajudá-los a aproveitar ao máximo suas viagens.
A melhor dessas ferramentas que já vi é GuideGeek.
O que é o GuideGeek?
O GuideGeek é um assistente pessoal de viagem com IA criado por Rede Matador – uma importante editora de viagens e aventuras que existe há tanto tempo quanto eu.
Eles criaram uma IA sofisticada que combina a tecnologia ChatGPT da OpenAI, informações de viagem em tempo real (ou seja, pesquisa de voos ao vivo) e curadoria humana de seus especialistas internos em viagens.
Você pode perguntar ao GuideGeek sobre praticamente qualquer coisa:
- Alojamento
- Itinerários
- Costumes e gírias locais
- Lugares para comer
- Coisas para ver e fazer
- Dicas de segurança
- dicas de orçamento
- E mais!
É 100% gratuito – basta acessar guidegeek.com e use o código QR para se conectar com o GuideGeek via WhatsApp (ele funciona via WhatsApp, então você não precisa baixar um aplicativo separado).
Se você não tem WhatsApp, eles planejam lançar no Instagram, Facebook Messenger e SMS em breve (embora, como o mundo fora dos Estados Unidos roda no WhatsApp, vale a pena instalar se você planeja gastar qualquer quantia de tempo no exterior).
O GuideGeek fornece dicas e conselhos para ajudá-lo a decidir onde e quando ir, planejar um itinerário e obter sugestões sobre o que ver e fazer. Em conjunto com guias de viagem e/ou blogs de viagem, é uma ferramenta poderosa que simplificará o planejamento de sua viagem.
Mas isso realmente funciona?
Eu queria testar e ver se realmente funcionava. Para começar, veja como fica quando você começa a usar o GuideGeek:
Agora, desde que voltei recentemente para Nova York, pensei em pedir algumas sugestões para ver o que acontece. Eu conheço bem NYC, então queria ver se isso daria BS ou respostas reais:
O que é superinteressante é que ele não apenas divulgou informações genéricas. Ele me pediu para ser específico para que pudesse adaptar melhor suas sugestões ao meu estilo de viagem e interesses:
Este é um bom começo, mas vamos ser ainda mais específicos e perguntar sobre museus com foco na história e restaurantes de sushi:
Além dos museus, também perguntei sobre alguns locais da história colonial (algo que li e pesquisei):
Com nossa história coberta, vamos perguntar sobre comida – sushi, em particular.
Estes são alguns lugares de sushi de ponta e não super acessíveis. Vamos ver o que podemos encontrar que seja mais econômico:
Estas são sugestões bastante sólidas e, definitivamente, um bom lugar para os visitantes começarem a fazer a bola rolar. (Para ser justo, sou um esnobe por sushi, então é difícil impressionar!)
Felizmente, cada resposta leva apenas alguns segundos para ser obtida e você pode perguntar praticamente qualquer coisa quando se trata de coisas para ver e fazer (e lugares para comer).
Uma viagem de exemplo
Para ver como a ferramenta é útil (e precisa), vamos usá-la para planejar uma viagem de duas semanas do zero.
Primeiro, vamos supor que você tenha folga em outubro. Vamos perguntar onde devemos ir:
Sugeriu Nova Inglaterra, Munique (para a Oktoberfest), Bali, Japão e Patagônia. Todas ótimas sugestões e outubro é uma boa época para visitar cada um desses lugares. Supondo que não queremos ficar nos EUA, vamos continuar nosso planejamento:
Com essas informações em mãos, vamos reduzi-las ainda mais:
Bali é!
Esta captura de tela mostra cerca de metade das sugestões que o GuideGeek ofereceu, dando-me muitas sugestões nas quais posso me aprofundar por meio de guias e blogs para aprender mais e ver o que desejo priorizar.
Com minhas atividades definidas, era hora de perguntar sobre onde ficar:
Agora posso pegar essas sugestões e verificá-las on-line em sites como Booking.com e Hostelworld para verificar fotos e comentários e ver o que funciona melhor para o meu estilo de viagem e orçamento (ele me enviou links clicáveis, mas não por cerca de uma hora depois de enviar minha pergunta).
Usando esta ferramenta, encontrei um lugar para ir, coisas para ver e fazer e acomodações – tudo com apenas algumas perguntas rápidas enviadas ao GuideGeek. Isso não apenas me ajudou a restringir minha pesquisa, mas também me forneceu algumas informações sólidas que posso usar para me aprofundar e fazer reservas, provavelmente economizando um bom tempo.
A indústria de viagens está em constante mudança. Ao adotar ferramentas de IA fáceis de usar, como GuideGeekvocê pode economizar inúmeras horas enquanto se arma com um poderoso assistente de viagem pessoal que garantirá que você aproveite ao máximo cada viagem.
Isso vai substituir blogs, pessoas e agentes de viagens? Não, ainda não. Talvez no futuro. Mas agora não. Mas adiciona outra ferramenta gratuita e fácil de usar ao seu arsenal ao planejar uma viagem.
Reserve sua viagem: dicas e truques logísticos
Reserve seu voo
Encontre um voo barato usando Skyscanner. É o meu mecanismo de pesquisa favorito porque pesquisa sites e companhias aéreas em todo o mundo, para que você sempre saiba que não há pedra sobre pedra.
Reserve sua acomodação
Você pode reservar seu albergue com Hostelworld. Se você quiser ficar em outro lugar que não seja um albergue, use Booking.com pois retorna consistentemente as tarifas mais baratas para pensões e hotéis.
Não se esqueça do seguro viagem
O seguro de viagem irá protegê-lo contra doenças, ferimentos, roubo e cancelamentos. É uma proteção abrangente caso algo dê errado. Eu nunca viajo sem ele, pois já tive que usá-lo muitas vezes no passado. Minhas empresas favoritas que oferecem o melhor serviço e valor são:
Quer viajar de graça?
Os cartões de crédito para viagens permitem que você ganhe pontos que podem ser trocados por passagens e acomodações gratuitas — tudo sem nenhum gasto extra. Confira meu guia para escolher o cartão certo e meus favoritos atuais para começar e ver as últimas melhores ofertas.
Pronto para reservar sua viagem?
Confira minha página de recursos para as melhores empresas para usar quando você viaja. Listo todos os que uso quando viajo. Eles são os melhores da classe e você não pode errar ao usá-los em sua viagem.