Velório de Rita Lee, Celso Amorim se reúne com Zelensky e mais de 10 de maio
O velório da cantora Rita Lee no Planetário do Parque Ibirapuera, a reunião do assessor-especial da Presidência Celso Amorim com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky estão entre os destaques de 10 de maio.
Com luzes de led, corpo de Rita Lee é velado nesta quarta (10) em SP
Com luzes de led, o corpo da cantora Rita Lee, considerada a rainha do rock brasileiro, será velado nesta quarta-feira (10) no planetário do Parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, das 10h às 17h.
A cerimônia será aberta ao público e seguirá diretrizes deixadas pela artista, que em seguida será cremada.
Diferentemente dos velórios tradicionais, o rito não terá flores e nem velas, que serão substituídas por castiçais com luzes de led, a pedido da família. Além disso, o projetor do planetário deverá ficar ligado a todo momento.
O local da cerimônia foi escolhido pela relação que Rita Lee tinha com o planetário, tendo visitado-o semanalmente em uma época de sua vida. Ela será a primeira a ser velada no lugar.
Presidente Lula decreta três dias de luto oficial por morte de Rita Lee
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou três dias de luto pela morte da cantora Rita Lee, que morreu na noite de segunda-feira (8), aos 75 anos, em sua casa em São Paulo.
“Rita Lee Jones é um dos maiores e mais geniais nomes da música brasileira. Cantora, compositora, atriz e multi-instrumentista. Uma artista a frente do seu tempo. Julgava inapropriado o título de rainha do rock, mas o apelido faz jus a sua trajetória”, disse o presidente em um tweet.
“Rita ajudou a transformar a música brasileira com sua criatividade e ousadia. Não poupava nada nem ninguém com o seu humor e eloquência. Enfrentou o machismo na vida e na música e inspirou gerações de mulheres no rock e na arte.
Jamais será esquecida e deixa na música e em livros seu legado para milhões de fãs no mundo inteiro. Meu abraço fraterno aos filhos Beto, João e Antônio, familiares e amigos. Rita, agora falta você.”
Ex-chanceler Celso Amorim encontrará Zelensky nesta quarta (10) para discutir paz
O assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais e ex-chanceler, Celso Amorim, está na Ucrânia, onde encontrará com o presidente Volodymyr Zelensky nesta quarta-feira (10).
A reunião acontecerá em Kiev, e na pauta está a proposta brasileira de criar “um grupo de paz” para resolução da guerra. Amorim já esteve na Rússia e quer alçar o Brasil a mediador do conflito armado.
Conforme noticiou Priscila Yazbek, interlocutores do ex-chanceler pontuam que a ideia do “clube da paz” é reunir países que não estão diretamente envolvidos no conflito, mas que são grandes potências e têm visões consideradas relevantes nas discussões em âmbito global.
A viagem é também uma tentativa do governo de tentar ajustar a posição após as falas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acusando os Estados Unidos e a União Europeia de prolongaram a batalha.
“Quem deve explicações sobre venda de decisões é Moro”, diz Gilmar Mendes à CNN
Em entrevista ao programa Caminhos com Abilio Diniz, da CNNo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) afirmou que “quem deve explicações sobre venda de decisões é Sergio Moro”, quando questionado sobre o caso em que o ex-juiz disse que o magistrado venderia habeas corpus.
Mendes informou que ambos não se falaram sobre o assunto até o momento. “Com a experiência que eu acumulei, até os inimigos eu tenho que escolher. (…) Tenho que escolher as brigas. Esse assunto eu deferi ao Ministério Público, que houve, por bem, por fazer uma queixa, uma denúncia contra Sergio Moro”, disse.
Ele ainda avaliou como “curioso” o momento em que o vídeo em questão foi divulgado, pois, conforme o ministro destacou, é apurada venda de decisões envolvendo Moro e sua esposa, acusados pelo advogado Tacla Duran.
“É curioso que isso tenha vindo nesse contexto. E é uma solução muito fácil. Tacla Duran diz, pelo menos é o que está aí em todas as entrevistas, que teria feito um depósito de US$ 5 milhões para o escritório da mulher do Moro. Basta abrir a conta e esclarecer essa dúvida. Portanto, quem tem que fazer explicações sobre venda de decisões é Moro”, ressaltou Gilmar Mendes.
Buscando melhorar relação com Congresso, governo Lula inicia reuniões com ministros e líderes partidários
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia nesta quarta-feira (10) uma série de reuniões com ministros de Estado e líderes partidários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
Os encontros serão liderados pelo ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, responsável pela articulação política do poder Executivo.
As primeiras reuniões serão com ministérios chefiados pelo PSB: Desenvolvimento, Indústria e Comércio, do vice-presidente Geraldo Alckmin; Justiça e Segurança Pública, de Flávio Dino; e Portos e Aeroportos, de Marcio França.
Na próxima semana, Padilha deverá receber representantes do MDB, que está à frente do Planejamento e Orçamento (Simone Tebet); dos Transportes (Renan Filho); e das Cidades (Jader Filho). E também do União Brasil, que lidera as Comunicações (Juscelino Filho); e a Integração Nacional (Waldez Góes).
O Palácio do Planalto se esforça para tentar melhorar a relação com os congressistas, para garantir apoio nas próximas votações.
Boletim de Notícias
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.
* Publicado por Léo Lopes
Compartilhe: