Câmara de Ipatinga tem troca troca de partido para eleições municipais em outubro.
Diversos vereadores mudaram de partido na Câmara de Ipatinga. Isto porque terminou no último sábado (5/4) a janela partidária. Já nestes novos partidos, os parlamentares devem concorrer à reeleição para o cargo de vereador já pelo novo partido do qual foi filiado.
A Lei dos Partidos Políticos (9.096/1995) determina que os mandatos são dos partidos, e não dos vereadores e que estes são eleitos pelo modelo do voto proporcional. Porém, a legislação abre uma brecha, conhecida como janela partidária, que permite a troca de legendas seis meses antes do pleito, para que eles possam trocar de partido sem perder o mandato.
Dos 19 vereadores, apenas 4 permaneceram no mesmo partido. As vereadoras Cida Lima e Cecília Ferramenta, ambas petistas, e o vereador Vianei que permaneceu no AVANTE, assim como o vereador Avelino Cruz que permaneceu no PP.
O AVANTE passou a contar com mais uma cadeira na Câmara de Ipatinga, já que Zé Terez saiu do PSL e filiou-se ao partido.
Mudaram de partido os vereadores Ademir Claúdio, do MDB para o Cidadania e Adiel Oliveira do PMN para o PMB. Quem também passa a fazer parte da nova bancada no Partido da Mulher Brasileira é Welington da Floricultura, que deixou o PSC.
Toninho Felipe sai do Cidadania e filiou-se no AGIR. Os vereadores Tunico e Nivaldo Antônio saem respectivamente do Podemos e do PTC e passam a fazer parte do PP e do PMN.
Hermínio Bernardo saiu do PSDB e filiou-se ao NOVO.
O partido União Brasil contará com duas cadeiras na Casa, as dos vereadores Coronel Silvane e Professor Ney, que saíram do PSC e PTC. O presidente da Casa, Ley do Trânsito saiu do PSD e filiou-se ao PL.
A vereadora Mariene Patrícia saiu do Patriotas e foi para o Republicanos.
O Chiquinho sai do PP e migra para o Cidadania e o vereador Daniel do Bem sai do PSD e passa a fazer parte do PV. Outro que também migrou de partido foi Fernando Ratzke, que saiu do Cidadania e filiou-se ao Rede Sustentabilidade.
Com as trocas, as bancadas do PT, PP, CIDADANIA e União Brasil passam a ter duas cadeiras cada uma na Câmara de Ipatinga.