Volume de chuva em São Paulo fica abaixo do esperado em janeiro

Volume de chuva em São Paulo fica abaixo do esperado em janeiro


Volume de chuva em São Paulo fica abaixo do esperado em janeiro

O mês de janeiro foi encerrado, na capital paulista, com volume pluviométrico de 228,7 milímetros (mm) de chuva, 11,1% abaixo dos 257,3 mm esperados. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura, a média histórica para fevereiro é de 217,8 mm.ebc Volume de chuva em São Paulo fica abaixo do esperado em janeiroebc Volume de chuva em São Paulo fica abaixo do esperado em janeiro

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para este domingo é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As trovoadas deverão continuar pelo menos até quarta-feira (4). 

Notícias relacionadas:

O governo estadual estendeu até amanhã (2) o prazo de funcionamento do gabinete de crise, do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil. O motivo é a preocupação com as mudanças meteorológicas que a zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS) pode provocar. 

A ZCAS é um fenômeno meteorológico caracterizado por chuvas persistentes e volumosas, que começou a afetar a região desde a última quarta-feira (29). Ao redor do estado, tem sido a causa do aumento de riscos de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra. O solo encharcado e o tempo instável ao longo dos dias são outros traços associados ao fenômeno.

O gabinete serve para facilitar medidas tomadas em conjunto por diversos órgãos do governo estadual. Dele fazem parte, por exemplo, representantes de concessionárias de abastecimento de água e energia.

Circulação de trem

Devido às fortes chuvas que atingiram a região metropolitana de São Paulo na madrugada deste sábado (1°), a Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está com a circulação paralisada entre as estações Francisco Morato e Botujuru. Na saída do túnel próximo à Estação Botujuru, um deslizamento de terra fez com que um trem que iria iniciar a operação, sem passageiros, descarrilasse. 

Segundo a CPTM, o maquinista foi encaminhado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e passa bem. “A equipe de manutenção está atuando para retirar a composição do local”, acrescentou a empresa em nota.

O trecho entre Franco da Rocha e Francisco Morato foi liberado para circulação às 10h55. Foram registrados pontos de alagamento perto das estações Botujuru, Caieiras e Franco da Rocha. O serviço Paese, que disponibiliza ônibus em casos de interrupção temporária no serviço de trem e metrô, foi acionado durante a madrugada. 

“Por conta da interrupção na circulação na Linha 7-Rubi, o Expresso Turístico, que neste sábado iria até Jundiaí, foi suspenso. Entre Francisco Morato e Rio Grande da Serra e entre Botujuru e Jundiaí, a circulação é normal.”