Wrexham agora vale 300% a mais do que quando Ryan Reynolds e Rob McElhenney compraram o clube
O Wrexham foi recentemente coroado campeão da Liga Nacional, e pesquisas realizadas pelo banco de investimentos sax (abre em nova aba) revelou que a compra inicial de £ 2 milhões de Ryan Reynolds e Rob McElhenney do time galês triplicou de valor depois de chegar à Liga Dois.
Os atores de Hollywood compraram o Wrexham em novembro de 2020 e, desde então, elevaram o perfil do clube por meio de acordos de patrocínio com TikTok, Expedia, Aviation American Gin, Vistaprint e seu próprio Disney+ documentários, chamados Bem-vindo a Wrexham.
É aqui que o chefe de marketing do Saxo Bank, Anaam Raza, destaca o verdadeiro sucesso monetário dos coproprietários.
“Depois de estrear no FX nos Estados Unidos em agosto de 2022, Bem-vindo a Wrexham recebeu uma pontuação de audiência de 97% e foi imediatamente contratado para uma segunda temporada”, disse Raza. “O clube teria feito cerca de £ 321.000 por hora de conteúdo para a série de oito partes, o que equivale a cerca de £ 2,57 milhões.
“Após a promoção, as contas de mídia social do Wrexham foram sobrecarregadas. Desde a aquisição, seus seguidores no Twitter cresceram 1.040%, seus seguidores no Instagram aumentaram 3.111% e eles passaram de nenhum seguidor no TikTok para 1,2 milhão.
“O número de torcedores que compram ingressos para a temporada quase triplicou. No entanto, o alcance global do clube é talvez o sucesso mais impressionante; A ESPN revelou que o número de visualizações da segunda rodada da FA Cup aumentou 858% como resultado direto da exibição do Wrexham – o que significa que cerca de 100 milhões de lares assistiram aos Red Dragons nesta temporada.”
O Saxo Bank também acredita que Reynolds e McElhenney podem sancionar uma venda do Wrexham no valor de mais de £ 8 milhões – um aumento de 300% em seu investimento inicial com base na trajetória e notoriedade mundial do clube.
Ganhando aproximadamente £ 1 milhão em prêmios em dinheiro sozinho com a vitória na Liga Nacional, o Wrexham anunciou jogos de pré-temporada nos Estados Unidos contra Los Angeles Galaxy, Chelsea e Manchester United.
Espera-se que o estande principal do Racecourse Ground – The Kop – também seja ampliado nos próximos anos. Embora custe mais de £ 80 milhões, 50% do projeto será financiado por fundos públicos e o novo estande com capacidade para 5.500 pessoas oferecerá fluxos de receita ainda maiores para o Wrexham aproveitar.
Raza continuou: “Se estivéssemos falando sobre a avaliação de uma ‘empresa normal’, você faria uma análise de fluxo de caixa descontado, onde estimaria fluxos de caixa futuros e descontaria o custo de capital.
“Mas a maioria dos clubes de futebol não são administrados como empresas normais – suas receitas são inconsistentes e eles têm prejuízos. Isso não reflete a qualidade intrínseca dos clubes como ativos da comunidade e a crescente receita comercial do Wrexham AFC significa que o clube não está nem perto do teto de seu potencial ainda.”