ZZTest FEAT O que causa problemas de sinusite?
Se você sofre de problemas de sinusite, reserve um momento para considerar essas partes valiosas da sua cabeça. O que pode transformar seios bons em seios problemáticos?
Seus seios são espaços de ar ocos dentro dos ossos entre os olhos, atrás da maçã do rosto e na testa. Eles produzem muco, o que ajuda a manter o interior do nariz úmido. Isso, por sua vez, ajuda a proteger contra poeira, alérgenos e poluentes.
Ninguém sabe ao certo por que temos seios nasais, mas alguns pesquisadores acham que eles evitam que a cabeça fique muito pesada.
Os seios da face também são responsáveis pela profundidade e tom de sua voz. Isso explica por que você parece Clint Eastwood quando seus seios estão todos entupidos.
Se o tecido do nariz estiver inchado devido a alergias, resfriado ou gatilhos ambientais, ele pode bloquear as passagens dos seios da face. Seus seios não podem drenar e você pode sentir dor.
Existem oito cavidades nasais no total. Eles são emparelhados, com um de cada no lado esquerdo e direito do rosto.
- Duas cavidades nasais estão localizadas na testa.
- Dois estão atrás de cada maçã do rosto.
- Duas cavidades nasais estão dentro dos ossos entre os olhos.
- Dois estão atrás de cada olho.
Bloqueios sinusais
Cada seio tem um ponto estreito, chamado de espaço de transição (óstio), que é uma abertura responsável pela drenagem. Se ocorrer um gargalo ou bloqueio na transição de qualquer of os seios, o muco faz o backup.
Um Seio Extra
Cerca de 10% das pessoas têm um seio extra. O seio extra “restringe efetivamente esse espaço de transição”, diz Ford Albritton, MD, diretor do Centro de Sinus e Doenças Respiratórias do Texas Institute em Dallas.
Desvio de septo
Outro problema comum é o desvio do septo nasal, a fina parede de osso e cartilagem dentro da cavidade nasal que separa as duas passagens nasais. Idealmente, seu septo está situado no centro do nariz, separando igualmente os dois lados. Mas, seja por genética ou lesão, em cerca de 80% das pessoas, o septo nasal é deslocado para um lado, tornando uma passagem nasal menor que a outra. Um desvio de septo é uma das razões pelas quais algumas pessoas têm problemas de sinusite. Um desvio de septo também pode levar à respiração obstruída e ao ronco.
Seios estreitos
Mais frequentemente, certas pessoas apenas têm variações em sua anatomia que criam um caminho mais longo e estreito para a drenagem dos espaços de transição. “É pura genética, já que é a maneira como herdamos como nossos seios são formados e como é fácil ou difícil para eles permanecerem abertos ou bloqueados”, diz Albritton.
Sensibilidade sinusal e alergias
Finalmente, existem certas pessoas que têm sensibilidade às coisas do ambiente e aos alimentos que comem. Essa sensibilidade desencadeia uma dilatação dos vasos sanguíneos no nariz e, às vezes, libera substâncias químicas das células do nariz que causam inchaço.
Seu médico pode prescrever medicamentos para controlar seus sintomas. Pessoas com problemas de sinusite e alergias devem evitar irritantes ambientais, como fumaça de tabaco e fortes odores químicos, que podem aumentar os problemas de sinusite.
Experimente estas dicas para reduzir a inflamação e prevenir problemas de sinusite:
- Aplique uma toalha quente e úmida no rosto várias vezes ao dia para ajudar a abrir os espaços de transição.
- Beba muitos líquidos para diluir o muco.
- Inale o vapor duas a quatro vezes por dia (sente-se no banheiro com o chuveiro quente ligado).
- Use um spray salino nasal várias vezes ao dia.
- Lave o nariz com uma solução de água salgada de um lota.
- Experimente um umidificador para umedecer o ar que você respira e ajudar a abrir os seios da face.
Se seus problemas de sinusite estiverem relacionados a alergias, considere estas etapas:
- Evite seus gatilhos de alergia.
- Tente anti-histamínicos e descongestionantes, se necessário.
- Converse com seu médico para ver se você precisa de um spray nasal de esteroides.
- Discuta as vacinas contra alergia (imunoterapia) com seu médico para ver se são adequadas para você.
Por fim, se você tiver problemas de sinusite recorrentes, converse com seu médico sobre uma cirurgia para limpar e drenar os seios.
“A cirurgia é projetada para cuidar das questões anatômicas e remover as áreas estreitas que causam o bloqueio”, diz Albritton. Os métodos mais novos são menos invasivos e usam um cateter de balão como uma angioplastia para dilatar a abertura dos seios e criar espaços mais amplos.